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9 Boas Práticas que você deve adotar em sua Página do Facebook

Super importante para otimizar os valores dos leads

Os anúncios são vinculados usando sua página do Facebook. Que está associada a um perfil pessoal.

Os dois não se misturam claro.

Mas ambos são importantes para evitar bloqueios e ajudar o lead a se cadastrar.

Os leads precisam de confiança para deixar os dados em um site, e a página do Facebook será a primeira coisa que dará essa noção de uma empresa forte e segura.

É sua responsabilidade cuidar para que a Página esteja dentro das conformidades e das boas práticas do Facebook.

Categoria

1 – Escolha a Categoria correta:

Faça a escolha da Categoria de sua Fanpage de acordo com seu ramo de atividade, lembre-se que sua audiência seguirá você por ter interesse em um determinado tipo de conteúdo. Fazer uma escolha equivocada pode no futuro criar uma certa confusão na sua audiência.

Escolhendo uma Categoria de Fanpage do Facebook

As duas primeiras categorias que o Facebook oferece são “Negócio ou Marca” ou “Comunidade ou Figura Pública”, e podem confundir um pouco, portanto faça sua escolha com calma e sabedoria.

Lembre-se que o Facebook armazena uma quantidade imensa de informações sobre seus usuários e irá direcionar seus posts para o público que tem maior tendência a consumir conteúdos relacionados aquele tipo de organização, marca ou empresa.

Aparência

2 - Aparência de sua Fanpage:

Dois aspectos normalmente são os que mais chamam a atenção no que diz respeito a aparência de uma Fanpage:

O que é mais comum é colocar a logomarca como foto de perfil e alguma imagem que transmita a identidade da empresa como foto de capa.

A dica é utilizar essa oportunidade para fazer Branding, isto é, divulgue a imagem, o DNA da sua Marca, não perca essa oportunidade colocando muita informação de um produto específico mesmo que ele seja o seu carro chefe, deixe claro que sua Marca veio para ficar.

O Facebook oferece inclusive a opção de colocar um vídeo nesse local.

Utilize os dados abaixo para configurar a aparência da sua Fanpage e lembre-se de fazer upload em formato jpg ou png com boa resolução:

Foto de Perfil:

  • Recomendado: 180 x 180;
  • Exibição: 160×160;
  • Foto de Capa: 828×315;
  • Post na Timeline: 1200×628

Relacione-se

3 – Relacionamento é necessário:

Lembre-se que seu objetivo é relacionamento com seu público, sua audiência e em última análise seus possíveis clientes.

Interaja com seu público, provoque essa interação, responda possíveis dúvidas, participe ativamente dessa relação mas lembre-se que você ou quem quer que seja que administra a Fanpage está falando pela Marca, isto é, não é pessoal é corporativo.

Você necessariamente tem que falar a linguagem da sua audiência, isto é, se sua empresa vende um produto ou oferece um serviço voltado para o público jovem, por exemplo, você não deve usar uma linguagem muito formal. Por outro lado se você oferece um serviço ou produto direcionado a advogados, por exemplo, você tem que ser mais formal, profissional.

Conteúdo

4 – Conteúdo explicativo:

Sua Marca agora já tem um relacionamento e uma audiência então é extremamente recomendável a publicação de conteúdo relevante que ofereça soluções para o seu público. Lembre-se que suas publicações devem ser direcionadas para o seu público e ele está ali por ter de alguma forma identificado em sua Marca uma possível solução para alguma dúvida ou problema que ele possa vir a ter.

Com esse fato em mente ofereça soluções através de suas publicações em sua Fanpage. Publique artigos relevantes em seu blog e seduza, envolva e encante sua audiência publicando imagens que tenham relação com seu conteúdo e chamem a atenção para atrair tráfego para o seu website.

Frequência

5 – Frequência, muitas vezes na semana:

As publicações em sua Fanpage, assim como eu seu blog, precisam ter uma certa frequência. Não deixe sua audiência abandonada sem informação.

Faça um bom planejamento de conteúdo, tenha um calendário de publicações que você possa seguir. Essa prática cria uma expectativa em sua audiência extremamente positiva e só aumenta a autoridade de sua Fanpage e consequentemente de sua Marca.

Página Real

6 - Verificação de Página

O Facebook disponibiliza dois tipos de verificação, o Selo Cinza e o Selo Azul.

Como reivindicar o Selo Cinza?

Você consegue reivindicá-lo em sua própria Página caso ela tenha como categoria Negócio Local ou Empresas e Organizações.

O selo de verificação está disponível apenas para páginas de negócios locais, empresas, figuras públicas ou marcas.

Se você faz parte dessas categorias e mesmo assim não está conseguindo implementar o selo, tente verificar usando documentos ou um telefone diferente.

Se você for administrador e sua Página tiver uma foto do perfil e uma foto da capa, sua Página comercial poderá ser qualificada para selo de verificação cinza. Para verificar sua Página, use o número de telefone da empresa, listado publicamente ou um documento comercial (por exemplo, uma conta de telefone).

Verificação de Página do Facebook – Como obter o Selo

Para verificar a Página:
  • Clique em Configurações na parte superior da Página
  • Em Geral, clique em Verificação da Página
  • Clique Verificar esta Página e em Começar
  • Insira um número de telefone que esteja listado publicamente para a sua empresa, o país e o idioma
  • Clique em ligar para mim agora para que o Facebook ligue para você com o código de verificação
  • Insira o código de verificação de 4 dígitos e clique em Continuar
Com o selo cinza em sua página você tem as seguintes vantagens:
  • Autoridade – com o selo cinza seu público sabe que sua Marca tem uma sede, uma localização física passando maior credibilidade para a sua audiência.
  • Visibilidade – com sua Fanpage verificada sua Marca sempre aparecerá nas primeiras posições de pesquisas internas no Facebook antes das Fanpages não verificdas.

Selo Azul

Já a Azul, o Facebook disponibiliza ela proativamente, ou seja, o time responsável do Facebook faz uma análise das Páginas que estão aptas a recebê-la, e assim faz o contato com o administrador da Página oferecendo a inclusão da verificação Azul. Portanto, não é possível que você faça a solicitação do Selo Azul, somente do Selo Cinza.

Dê atenção 

7 – Respondendo dúvidas:

O Facebook oferece a oportunidade das Marcas conversarem diretamente com seu público através do Messenger. Nunca deixe sua audiência sem resposta. Procure ser rápido em dar retorno para o seu público o Facebook favorece essa prática informando que sua empresa oferece um rápido retorno e oferece um selo para as Marcas que se preocupam com essa prática.

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8 – Gerenciamento de Crises:

Existem vários casos já famosos de Marcas que tiveram problemas com seus clientes recebendo críticas severas através de suas Fanpages.

Recomendamos mais uma vez que nunca deixe seu público sem resposta mesmo que seja em ocasiões delicadas trate do assunto de forma isenta sem nunca trocar farpas com sua audiência. Caso algum limite de bom senso esteja sendo ultrapassado leve a conversa para o particular, ofereça soluções.

Por vezes as crises na verdade são uma oportunidade de encantar um cliente insatisfeito e um momento de raro aprendizado para as Marcas.

gráficos

9 – Acompanhe as Métricas:

O Facebook oferece uma grande quantidade de relatórios de métricas sobre sua audiência. Não deixe de acompanhá-los.

  • Você pode acompanhar os melhores horários para publicações para o seu público;
  • Quais os tipos de publicações possuem mais interações com a sua audiência;
  • Acompanhar cada nova curtida em sua página e verificar se sua audiência tem mesmo alguma relação com seu cliente ideal…

Bônus: Não esqueça de preencher nas suas configurações de página com o máximo de informações possíveis sobre sua Marca.

  • URL do seu website;
  • Endereço;
  • Ramo de Atividade;
  • Descrição;
  • Links para outras redes sociais

Existem uma quantidade enorme de vantagens para as Marcas em ter uma Fanpage no Facebook.

  • Aumento de Autoridade;
  • Aumento de Tráfego qualificado para seu website;
  • Aumentar a capacidade de entender melhor o mercado onde sua Marca está inserida;
  • Maior alcance para sua Marca e consequentemente a aquisição de novos clientes.

Não esqueça de que todas essas tarefas envolvem uma certa complexidade como por exemplo a produção de materiais gráficos profissionais que devem ser produzidos por um designer gráfico e a própria gestão da Fanpage deve ser entregue a um profissional da área para que seja executada com a aplicação de técnicas corretas para sua escalar conforme planejado.

A Dekate não se responsabiliza por bloqueios ou alto custo de leads mediantes má gestão da página.

Por isso oferecemos essas dicas para que você tenha uma boa gestão e consiga bastantes seguidores.